quarta-feira, 21 de junho de 2017

Carta Aberta do FREIMJ- Sem apostilas!! Crianças como centro do processo educativo, com suas experiências, seus saberes...

Carta Aberta à Comunidade

Sem apostilas!! Crianças como centro do processo educativo, com suas experiências, seus saberes...

O Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e Jequitinhonha – FREIMJ foi criado no mês de outubro do ano de 2014 com a participação de representantes da sociedade civil, gestores e professores. O mesmo é uma instância de mobilização social e política que tem como objetivo central lutar pela garantia do direito à educação infantil pública, de qualidade socialmente referenciada, laica, gratuita e democrática nas regiões dos Vales Mucuri e Jequitinhonha. As suas ações e lutas são planejadas em consonância com o Fórum Estadual – Fórum Mineiro de Educação Infantil/FMEI e Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB - Nesse contexto, atuamos com os mesmos eixos, que são três: Mobilização, Informação e Formação.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB no 05/09), a criança "é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura" (Art. 4º).
Cada criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas situações que vivencia desde o nascimento conforme experimenta sensações de desconforto ou de incerteza diante de aspectos novos que geram necessidades e desejos e exigem novas respostas. Assim, busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.
Nesta perspectiva, faz-se necessário na Educação Infantil construir propostas pedagógicas e práticas significativas, democráticas e cidadãs, para as crianças a partir das suas especificidades e necessidades. Práticas que tenham como objetivo garantir às crianças viver plenamente o seu tempo de infância: brincar, descobrir, interagir, aprender, produzir cultura na relação com o mundo e com os outros.
Portanto, construir práticas que o processo de aprendizagem não seja confundido com processo de escolarização com ênfase nas propostas mecânicas de cópias e repetição de traçado de letras, vazias de significados, distantes das suas vidas, dos seus interesses e demandas.
A especificidade da Educação Infantil está no reconhecimento de que a criança está em desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, locomotor, afetivo, psicossocial, os quais não devem ser ignorados nessa etapa da educação.
A criança, nesta fase, precisa de estímulos diversos, associadas a brincadeiras e as experiências vivenciadas não devem ser limitadas às atividades propostas nos livros, o que restringe a criatividade e a experimentação.
Na Educação Infantil a prioridade é o lúdico. São as brincadeiras e a interação social, eixos norteadores da prática, aspectos primordiais do cotidiano e da aprendizagem das crianças. Uma prática escolarizada na Educação Infantil acarretará prejuízos para a criança que se desenvolve ao brincar e interagir com o mundo ao seu redor.
A construção de uma identidade própria para a Educação Infantil exige abertura para esse olhar curioso e fascinado que a criança tem sobre o mundo. Exige um esforço para vencer os preconceitos existentes, as perversas relações de poder que inferiorizam, anulam e destroem, enfim, exige que sejam colocados em prática os ideais de construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária, pois como afirma o provérbio indígena norte-americano, o ato de educar é ação, envolvimento, comprometimento, ou seja, não se educa com discursos, não se educa sem atitudes concretas.
Diante disso, o Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e Jequitinhonha manifesta-se contra qualquer prática pedagógica que não considere a criança como centro do planejamento curricular, ou seja, que negligencia suas características e manifestações e que desconsidera a integração, integralidade e complexidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, discordamos de propostas pedagógicas que realizam atividades e que adotam materiais descontextualizados, desprovidos de sentido e significado para a criança; que focalizam o trabalho na repetição, na memorização, na cópia; que se direcionam apenas para o resultado e não atentam-se para o acompanhamento do processo.
Enfim, ressaltamos a importância da construção de práticas pedagógicas que estejam em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, isto é, que respeitem os princípios éticos, políticos e estéticos, que cumpram sua função sociopolítica e pedagógica e que tenham como eixos norteadores as interações e as brincadeiras no sentido de garantir experiências significativas para todas as crianças.

Teófilo Otoni, 22 de junho de 2017

Comissão Articuladora do FREIMJ
Integrantes do Projeto PIBEX/UFVJM – Estudos e Debates sobre Educação Infantil: ações de formação integradas às atividades do FREIMJ
Comissão Articuladora do FMEI

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