Carta
Aberta à Comunidade
Sem
apostilas!! Crianças como centro do processo educativo, com suas
experiências, seus saberes...
O
Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e Jequitinhonha –
FREIMJ foi criado no mês de outubro do ano de 2014 com a
participação de representantes da sociedade civil, gestores e
professores. O mesmo é uma
instância de mobilização social e política que tem como objetivo
central lutar
pela
garantia
do
direito à educação infantil pública, de qualidade socialmente
referenciada, laica, gratuita e democrática
nas regiões dos Vales Mucuri e Jequitinhonha. As suas ações e
lutas são planejadas em consonância com o Fórum Estadual – Fórum
Mineiro de Educação Infantil/FMEI e Movimento Interfóruns de
Educação Infantil do Brasil - MIEIB - Nesse contexto, atuamos com
os mesmos eixos, que são três: Mobilização, Informação e
Formação.
Conforme
as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
(Resolução CNE/CEB no 05/09), a criança "é sujeito histórico
e de direitos que, nas interações, relações e práticas
cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva,
brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta,
narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade,
produzindo cultura" (Art. 4º).
Cada
criança apresenta um ritmo e uma forma própria de colocar-se nos
relacionamentos e nas interações, de manifestar emoções e
curiosidade, e elabora um modo próprio de agir nas diversas
situações que vivencia desde o nascimento conforme experimenta
sensações de desconforto ou de incerteza diante de aspectos novos
que geram necessidades e desejos e exigem novas respostas. Assim,
busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as
significações que constrói, modificando-as continuamente em cada
interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.
Nesta
perspectiva, faz-se necessário na Educação Infantil construir
propostas pedagógicas e práticas significativas, democráticas e
cidadãs, para as crianças a partir das suas especificidades e
necessidades. Práticas que tenham como objetivo garantir às
crianças viver plenamente o seu tempo de infância: brincar,
descobrir, interagir, aprender, produzir cultura na relação com o
mundo e com os outros.
Portanto,
construir práticas que o processo de aprendizagem não seja
confundido com processo de escolarização com ênfase nas propostas
mecânicas de cópias e repetição de traçado de letras, vazias de
significados, distantes das suas vidas, dos seus interesses e
demandas.
A
especificidade da Educação Infantil está no reconhecimento de que
a criança está em desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo,
locomotor, afetivo, psicossocial, os quais não devem ser ignorados
nessa etapa da educação.
A
criança, nesta fase, precisa de estímulos diversos, associadas a
brincadeiras e as experiências vivenciadas não devem ser limitadas
às atividades propostas nos livros, o que restringe a criatividade e
a experimentação.
Na
Educação Infantil a prioridade é o lúdico. São as brincadeiras e
a interação social, eixos norteadores da prática, aspectos
primordiais do cotidiano e da aprendizagem das crianças. Uma prática
escolarizada na Educação Infantil acarretará prejuízos para a
criança que se desenvolve ao brincar e interagir com o mundo ao seu
redor.
A
construção de uma identidade própria para a Educação Infantil
exige abertura para esse olhar curioso e fascinado que a criança tem
sobre o mundo. Exige um esforço para vencer os preconceitos
existentes, as perversas relações de poder que inferiorizam, anulam
e destroem, enfim, exige que sejam colocados em prática os ideais de
construção de uma nova sociedade mais justa e igualitária, pois
como afirma o provérbio indígena norte-americano, o ato de educar é
ação, envolvimento, comprometimento, ou seja, não se educa com
discursos, não se educa sem atitudes concretas.
Diante
disso, o Fórum Regional de Educação Infantil do Mucuri e
Jequitinhonha manifesta-se contra qualquer prática pedagógica que
não considere a criança como centro do planejamento curricular, ou
seja, que negligencia suas características e manifestações e que
desconsidera a integração, integralidade e complexidade dos
processos de desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, discordamos
de propostas pedagógicas que realizam atividades e que adotam
materiais descontextualizados, desprovidos de sentido e significado
para a criança; que focalizam o trabalho na repetição, na
memorização, na cópia; que se direcionam apenas para o resultado e
não atentam-se para o acompanhamento do processo.
Enfim,
ressaltamos a importância da construção de práticas pedagógicas
que estejam em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil, isto é, que respeitem os princípios
éticos, políticos e estéticos, que cumpram sua função
sociopolítica e pedagógica e que tenham como eixos norteadores as
interações e as brincadeiras no sentido de garantir experiências
significativas para todas as crianças.
Teófilo
Otoni, 22 de junho de 2017
Comissão
Articuladora do FREIMJ
Integrantes
do Projeto PIBEX/UFVJM – Estudos e Debates sobre Educação
Infantil: ações de formação integradas às atividades do FREIMJ
Comissão
Articuladora do FMEI
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